terça-feira, 27 de julho de 2010

Quando você lança o coração naquilo que quer o corpo vai atras!

RETRATO DE ESTRADA
Uma só palavra me desliga da turbulência dos dias
E apenas um plano bem feito ganha menção.
O vento que vem de encontro ao meu rosto,
Já torna essa minha liberdade um tanto especial.

Um carro.
As malas.
Uma música e muita vontade,
Junção me faz viajar num mundo de satisfações.

E em cada casa existe um coração feliz.
De cada rosto que pela janela me admira,
Fica uma expressão diferente.
E já por saudade, os olhos se enchem de lágrimas.

De cidade em cidade fica uma história,
E de morador em morador um desejo.
Um porto mais que seguro,
Uma vida singela e bem mais perfeita.


Vem a chuva forte, devastadora porém necessária.
E os bichos no pasto fogem em completo desatino
As plantações irradiam diante da benção dos Deuses.
A chuva vai abrindo portas pras emoções de um lindo Arco-Íris.


Bendita é a luz dos meus olhos na realização dos meus sonhos
Benditos estes meus loucos planos de aventura.
Minha grande obsessão por mundos e vidas distintas da minha
Bendita minha idéia avassaladora sobre diferenças do mundo.
E a alegria na conquista de um amigo por este chão onde passo.

Emanuelle Freitas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

AS ESCOLHAS DA JUVENTUDE MUDAM A HISTÓRIA


Centenas de militantes e simpatizantes prestigiaram na última quinta-feira 15, a inauguração do Comitê de Zelmute Oliveira Deputado Estadual – 13121 e de Henrique Fontana Deputado Federal – 1313 em São Lourenço do Sul. Nem as baixas temperaturas sentidas naquela noite afastaram centenas de pessoas que participaram manifestando seu carinho, apreço e compromisso com as eleições de Zelmute e Henrique Fontana.

          O Prefeito de São Lourenço do Sul José Nunes foi enfático ao declarar, “vou votar e fazer campanha para o Zelmute Oliveira para Deputado Estadual e para o Henrique Fontana para Deputado Federal, com estes dois trabalhadores, comprometidos com São Lourenço do Sul, e as eleições de Dilma Presidente, Tarso Genro Governador, Paim e Abgail no Senado, vamos ampliar as conquistas, acelerar o crescimento e seguir criando novas oportunidades para o nosso povo no interior e na cidade”, exclamou.  O Comitê é na rua Júlio de Castilhos, 1300 (ao lado do Supermercado Jepsen) e está aberto diariamente. É um espaço aberto a participação de militantes e simpatizantes das campanhas.
           E no dia 17 de Junlho, uma grande comitva de lourencianos e militantes, no lançamento da candidatura do Henrique Fontana a Dep. Federal. Na ocasião estiveram presentes o candidato a Governador Tarso Genro, o candidato ao senado Paulo Paim e alguns dos candidatos a Dep. Estatual, entre eles Zelmute, que foi muito citado por nosso Prefito Zé Nunes e pelo Henrique.
   É isso ai, pegue sua bandeira, saia para rua, leve os materiais, cole adesivo no seu carro, coloque placas e bandeirolas em suas casas e venham construir uma grande vitória para nossa cidade, nosso estado e nosso país, elegendo Zelmute Oliveira, Henrique Fontana , Paim, Tarso e Dilma.


Que minha Loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor, e a outra metade também!

SOU TÃO MISTERIOSA QUE NÃO ME ENTENDO          


           Sou metade dos meus sonhos e outra metade dos meus amores. Os lugares por onde piso, vem junto comigo, pois uso eles pra fazer minha estrada. Danço porque encontro na dança, a melhor forma de expressão, a melhor e mais bonita forma, de liberar as minhas emoções de mostrar a beleza da minha juventude, de mostrar a minha satisfação ao dançar. Viajar pra mim é um hobby necessário e prazeroso, pois de cada lugar que eu conheço, eu carrego uma lição diferente. E quase tudo que falo é a mais pura verdade, o que não for, e tiver um pouco de mentira, foi por uma extrema boa causa.
           Carrego comigo um gosto fascinante pela arte, pela história e pela cultura, graças ao carinho e forte incentivo do ‘dindo’, o cara por quem eu tenho um orgulho muito especial. Sou forte na política, minha opinião é completamente definida, tenho grandes ideais e meus olhos brilham toda vez que eu coloco aquela ‘Estrela’ brilhando no peito. Tudo isso, porque desde meu 1º mês, aquela mulher que me carregou durante 9 meses sem sequer reclamar e que pra mim é a mais linda do mundo, já me ensinava o que era lutar pelo que eu queria. Sou moça prendada, que sabe costurar, bordar, cozinhar, e fazer todas estas coisas que grande mulher e boa dona de casa deve saber, porque um dia, as minhas duas ‘velhinhas’ mais lindas do mundo, sentaram comigo, e me explicaram que era necessário saber estas coisas, graças a elas, hoje sou uma grande mulher. Já na parte moleque, aprendi tudo, mas tudo mesmo que um moleque aprende desde pequeno, aprendi a jogar futebol, a gostar de campo e de mato, a pescar e não ter nojo de pegar os peixes na mão, correr descalça no barro em dia de chuva ou em uma grama cheia de espinhos, a subir em árvores e não ter medo de brincar de esconde no escuro, a comer bergamota no sol em uma tarde de inverno. As coisas simples e significantes que a vida nos proporciona ao longo dos anos eu aprendi, desde pequena, com os ‘vôs’ e com meu pai... esse amigo, que além de todas as outras qualidades, eu tenho prazer em caminhar de mãos dadas e chamar de herói. Das manas, eu carrego a doce recordação de uma infância feliz, a boneca predileta, a casinha completa da Barbie, as músicas e o grande sonho de conhecer a Xuxa.
           Sou a transparência do que eu faço, e a verdade de tudo que eu tento ser. Gosto de todos, que gostam de mim é claro, mas sou feliz por isso, estou ciente que nesta porcentagem dos que gostam, tenho um número privilegiado. O que chamam de trabalho, nomeio satisfação, gosto do que eu faço e o que faço me incentiva a querer fazer cada vez melhor. Me orgulho da pessoa que venho construindo ser, pois esta pessoa foi a que planejei quando nem passos eu sabia dar. Meus sonhos e meus amores me tornam personagens das minhas próprias ilusões, e isso é o que me deixa mais feliz. Vou ser finalmente, a realização de todos os meus objetivos, como profissional e como mulher.


P.S isso não é nem um anuncio de Jornal, a procura de namorado ;)
Emanuelle Freitas

Imagine Esperar Alguém Que Espera a Vida Toda Por Você!

A ESPERA DE UMA VISITA

Ah ansiedade que me consome...
Meu sono, meus pensamentos, meus desejos
A mesma ansiedade que não abrevia o tempo para te trazeres aqui
Perto de mim
E te esconde, como o tempo que não passa para tu chegares.
E por falar em tempo...
Estou a tempo para te dizer...
Que mesmo que dure um momento, um tempo, um cento
Preço, valor ou momento a tua espera será a minha maior alegria
Porque te aguardo como se fosse uma eternidade
Na ansiedade em te rever, te abraçar, te beijar
Mesmo, que o tempo venha a se esgotar
Sinto que é este o momento de falar
Ao quatros cantos do vento, do tempo, do mundo
Que eu quero te amar
Para o todo sempre
Em todo o momento.
Tempo! Preciso Respirar
Antes que a visita possa chegar
Pois a casa vou arrumar
Pra te esperar
E me esperar encantar, somente por te olhar
Pois tu és o meu tempo, o meu momento.
E se todo homem tem um preço!
O meu valor eu já achei!


Cedido gentilmente pelo colega Joel Santana, e postado no Blog http://www.joelsantana13.blogspot.com/

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigo não é aquele que nos faz algum bem, mas aquele que está sempre e em toda parte junto conosco.

Meus amigos são todos assim... metade loucura, metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila... Têm que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Fico com aqueles que fazem de mim "louca" e "santa". Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.Coisa de louco... Louco que senta, horas e horas, de conversa ou de silêncio, e espera a chegada da lua cheia. Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Não quero deles só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria... Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade toleira, metade seriedade. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem. Mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade criança, metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto. E velhos, para que nunca tenham pressa. Preciso deles para saber quem eu sou, pois só os vendo loucos e santos, tolos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei que a normalidade e uma ilusão... esteril!

Aos meu grandes amigos, que ajudam a construir uma história, muito mais feliz, que fazem o sol do meu dia brilhar.. Obrigada pela amizade!

AMO VOCÊS
 

quarta-feira, 14 de julho de 2010

As Essências de Amar

           Corações partidos cicatrizam tão rápido, quanto machucado de criança. Amores que decepcionam, são tão comuns como as borboletas nos dias quentes do verão. Histórias mal resolvidas, existem na mesma quantidade das folhas espalhadas nas ruas e calçadas, pelos ventos do outono. Mas grandes amores são raros, tão raros como os tesouros escondidos nas profundezas do mar. E amores que fazem bem, ah, esses não são tão difíceis assim de se encontrar, o que precisamos apenas, é focarmos em um objetivo, com muita vontade que dê certo.
          Falam-nos tantas vezes que o mundo da voltas, e achamos que as coisas acontecem em um piscar de olhos. Mas não é bem assim, não adianta correr loucamente atrás desta mudança. O bom mesmo é levar a vida com a graça dos dias, é fazer das horas um dança e acompanhar os passos conforme o ritmo que toca. Um dia tudo se acerta, quando menos esperamos, a vida é bela demais para sofrermos por coisas pequenas ou por antecipação dos acontecimentos. Quantas vezes não sonhamos algo por um grande tempo, e acabamos não realizando. Deparamo-nos então, com nossos próprios limites, mas aprendemos com nossas quedas e frustrações. Passam os dias, esquecemos o sonho, que por horas nos foi tão importante. Nos surpreendemos então, quando descobrimos que todos aqueles sonhos se concretizaram, sem que precisássemos fazer nenhum esforço.
        Os amores, as paixões ou os relacionamentos, não foram inventados pra fazer mal, pra sofrermos. Foram feios pra unir duas pessoas, que se completam ou não, mas que se amam. Um relacionamento não precisa começar com planos de durar eternamente. Basta que essas duas pessoas sonhem com a maior graça que a vida pode proporcionar, ‘viver de amor e de amor se perder’. Pode existir coisa melhor que o calor de um abraço, um abraço destes que conforta, que acolhe ou que nos mata a saudade? Que coisa melhor que fechar os olhos e se deixar levar na delicia de um beijo caloroso, roubado, de um beijo que seja de todos o mais doce e mais profundo? A emoção de um reencontro, e a sensação enlouquente e maluca de um cheiro, que na memória ficou e jamais se perdeu!
          Bom mesmo pra um coração, é receber quando menos se espera a mais linda declaração de amor. É poder dizer, sem medo de um arrependimento, o quanto amamos alguém. Dizer todas as coisas lindas, e em troca, ouvirmos a frase, que de todas, é mais linda que um ser humano conhece (eu te amo). Tudo vale mais a pena quando usamos a FELICIDADE, como palavra chave para vivermos os dias.
          Não te preocupes, o grande ou tão sonhado amor, não vai avisar que chega no avião das 22hs, vindo de Belo Horizonte, e que foi enviado para ser teu amor. Com certeza, vai acontecer como menos imaginas. Vocês vão se conhecer em uma repartição pública, ele vai ser um dito, colega de trabalho da tua mãe, vocês vão até se dar bem, mas só depois de muito tempo, o destino vai te mostrar e o coração te dizer: ‘Psiu, te liga tchê! Esse ai é o cara que vai mudar tua vida da noite pro dia!’ A vida nunca tem lógica.






Emanuelle Freitas

sábado, 10 de julho de 2010

Casamento Caipira!


       O tal do Zé Ligeiro Bafo di Onça era um moço muito lindo, e era prometido a Chiquinha Donzela, moça donzela filha do Coroné  Zéfino. Us padrinho tudo pronto na Igreja, seu padri, que muito devoto é di Santo Antônio, qui é o Santo Casamenteiro, fazia as reza, pra modi dá certu o casório.  Entra us pai du noivu, e us pais da noiva, todo mundo pronto pra festança começa. Chiquinha Donzela aparece na porta da igreja com um sorriso de ‘oreia a oreia’, mas logo logo caiu na choradeira porque não enxergou seu noivu. Num demorou muitu, pro seu delegado chega com u noivu fujão, e entrega o cabra safadu pro  pai da noiva, que leva o Zé Ligeiro, pro artar. 
         Tudo  prontu pra fazer a pergunta final, até entrar um homi bem louco ao béro: - Foi esti o disgramado que emprenhô minha fia di trais Du mato.!!! – No mesmo momento entra Maria Quentura, a tal moça que fico di rebuliço cum Zé Ligeiro,e o disgramado si isconde di baixu da mesa. Ah, que disgramado essi moçu, tudo bem que de Santa Maria Quentura num tinha nadinha,  mas como deixar uma moça carrega uma cria sozinha? O delegado, com cara de safadu, olhou bem pra Maria Quentura, moça de muitos afagus, i di muita quentura, e disse que Maria Quentura casava, i ai Du Zé Ligeiro dizer não.
            O padri coitado, nervosu di tanta confusão, resolve a história di veiz. E Maria Quentura não perde tempo, agarra o mardito do Zé, afirmando pra todus que aceita sim casar. O Baço di Onça, ate qui gostou da idéia, a moça gosta duns rebuliçus e ele também. Mas coitadinha da Chiquinha Donzela numa chorareira, a mãe dela dismaiando pur cima Du padri. No meiodu alvuroçu, entra o filho du Tenente Ambrozinu, dizendo qe sozinha Chiquinha Donezela não ficava. Etâ festança sô, uma confusão sem tamanhu. Que acabou numa quadrilha, qui foi até u sol raiar. 

                                                                                                                                                        Emanuelle Freitas                
   

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Moça da Janela ao Lado

           De uns dias pra cá, tenho me surpreendido com uma cena, um pouco duvidosa, e ao mesmo tempo curiosa. Todos os dias, em um mesmo horário, uma bela moça, aparece na janela de um prédio ao lado do meu. Uma moça na janela do prédio ao lado? O que tem de surpreendente nisto? Seria uma simples moça se algo nela não fosse tão especial. Como qualquer homem, admiro a beleza de uma mulher, principalmente, quando a mulher traz tantos mistérios como esta.
            Ela tem nos olhos um brilho especial, tem um sorriso cativante, e aquele jeito, aquele jeito é que faz dela alguém diferente pra mim. O que passa na minha cabeça em dizer que ela é misteriosa?! O simples fato, de vê-la, de tantas formas e com tantas faces. Ela chora, ao mesmo tempo que também sorri, dança ao mesmo tempo em que fala ao telefone. Aparece de vez em quando na janela, e fica olhando pra imensidão do céu, como se procurasse ou esperasse alguém. Deve trabalhar por lá, é a única justificativa que encontro para vê-la nestes horários quase sempre iguais.
          Me torno tolo diante desta minha forma de agir e pensar. Um homem, que de moço só tem os sonhos, encantado, fascinado, ou ainda pior pra esta minha idade que o tempo insiste em me lembrar, completamente louco de amor por alguém que se quer sonha que  existo. Mas deste tipo de louco bobo, pois que moça se apaixonaria por alguém que nem conhece, e que ao mesmo tempo tem tanto amor e apreço por ela? Nos meus sonhos, esta moça tão boa assim, é ela, a moça que me surpreende a cada dia, que faz meu corpo mudar de temperatura, mesmo dela eu só tendo uma imagem.
         E mais um dia ela aparece naquela janela, e aquele cenário já é familiar pra mim. Ao mesmo tempo em que a coragem de um bravo homem, me faz ter vontade de ir até lá buscar por informações mais completas, como saber, de onde ela é? – sim, porque procuro de vez em quando, juro que somente de vez em quando, a moça pelas ruas, ou por alguma festa, mas nunca  a encontro - O que ela faz naquele lugar tão calmo, com poucas pessoas e que por horas as janelas estão enfeitadas por alguma comemoração? Por quem a moça, que com sorriso me faz sorrir espera? Que mistério se enrosca por entre aqueles cabelos? O que ela tem na verdade, que me faz a querer tanto!?
        E quanto mais eu penso, e quanto eu mais eu sonho, mais a realidade se aproxima e me deixa ciente de tamanha ilusão. A moça continua olhando da janela, e eu aqui, como um pirralho daqueles que se apaixona e que não tem coragem de se declarar, as vezes por a menina ser prima, por outros ser amiga da irmã mais velha. Ela é sem duvida o sonho de qualquer homem, mesmo acreditando que deve ter um amor. Se não tem, em sonhos me escalo como o primeiro, e juro que a amarei como nunca, e que será das mulheres a mais feliz que um dia existiu. Como homem, faço dela a minha mulher, e como amante, dela a minha vida. E juro que a tristeza, para ela será distante, e que o verdadeiro amor será por nós regado todo o dia, como a mais bela das flores. Simplesmente, por nem mesmo me entender e conhecer. Somente, por que assim desejo, e porque assim sei que pode acontecer. E que isso seja das minhas loucuras a mais certa, e dos meus desejos o mais lindo de todos. Porque eu, como alguém que a vida tanto mudou em pouco tempo, sei que do amor, mesmo distante e não resolvido, posso sim, viver eternamente feliz!


                                                                                                             
                                                                                  
                                                                                            Emanuelle Freitas